CNH Social – Saiba como Solicitar

Reunimos aqui todas as informações que vocês precisam saber sobre esse tipo de CNH.

Começaremos dizendo a vocês sobre a diferença entre esses termos, pois é muito comum as pessoas acharem que os programas são iguais, acaba que muitas empresas usam esses termos como forma de atrair clientes mas há uma diferença entre eles, é isso que vamos explicar aqui.

Alguns Departamentos de Trânsito do Brasil já até se posicionaram sobre o uso indevido e incorreto desses termos que foram usados para atrair clientes, pois algumas auto escolas os usavam e cobravam uma taxa de inscrição.

Os departamentos se posicionaram que não existe nenhuma relação entre essas auto escolas e o programa de CNH social.

A CNH Social é um projeto idealizado pelo Sest Senat juntamente com os Detrans de cada estado.

E como funciona esse programa? Esses órgãos disponibilizam algumas vagas para cadastro e financiam os custos das aulas teóricas e das aulas práticas nas autoescolas para os candidatos de baixa renda, que desejam se habilitar.

O objetivo dos órgãos públicos neste custeio é a geração de emprego, já que habilitação abre um leque de opções e oportunidades de profissões para os candidatos, como por exemplo motoristas de aplicativos, taxistas, motoristas de ônibus entre outros.

Em alguns estados do país, costumam criar legislações próprias estabelecendo as regras para esses programas sociais relacionadas a habilitação.

Alguns estados que participaram este ano foram, Rio Grande do Norte e Goiás. Os critérios podem mudar de estado para estado, mas de uma forma geral, o programa beneficia os candidatos maiores de 18 anos que possuem rendas baixas e que participem de outros programas do governo que sejam sociais.

Se você tem interesse em se cadastrar nesse programa você deve ficar atento às datas e entrar no site do Detran do seu estado para se cadastrar através de um preenchimento deum formulário simples no período em que as inscrições estiverem abertas.

Atualmente existe um projeto de lei federal que estabelece a CNH cidadã gratuita sendo aprovada, as regras já passam a valer para todo o país diferente da CNH Social atual que depende de cada estado.

Esse projeto prevê que o governo custeie esse valor para os alunos de baixa renda que não possuem condições de pagar a carteira.

Esse programa é muito benéfico para jovens que não tenham condições de pagar pela primeira habilitação. Pensando num futuro a habilitação pode ser algo decisivo na hora de conseguir um emprego melhor.

O programa visa ajudar essas famílias mais carentes e o objetivo final pode beneficiar não somente o jovem, mas a família toda, uma vez que seria mais uma renda em casa, caso o trabalho dependesse da CNH social.

 

   Veja também “Implante dentário gratuito pelo Sus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *